Gosta de MPB? Porto recebe ciclo gratuito dedicado a Tom Jobim, Elis Regina e Chico Buarque
Programação das Quintas Brasileiras reúne encontros musicais e históricos no Porto, com sessões dedicadas a nomes como Chico Buarque, Elis Regina e João Gilberto
- Porto
Abril 29, 2026
Os fãs de MPB no Porto vão ganhar, novamente, um presente. Isso porque a Casa Comum da Universidade do Porto recebe a terceira edição das Quintas Brasileiras, ciclo cultural que neste ano será dedicado à obra e à influência de Antônio Carlos Jobim na música brasileira. Os encontros acontecem sempre às quintas-feiras, às 18h30, com entrada gratuita.
O responsável pela condução das sessões é o escritor, músico, pesquisador e produtor cultural Rodrigo Alzuguir, que retorna ao espaço para apresentar uma programação centrada em artistas ligados ao universo musical de Tom Jobim.
Dolores Duran e Newton Mendonça abrem a programação
A próxima sessão acontece nesta quinta (30), com o tema “Parceria e Modernidade na Noite Carioca”, dedicada a Dolores Duran e Newton Mendonça.
LEIA MAIS: ‘A vida é um desequilíbrio’, avalia Maria Luiza Jobim após show intimista em Lisboa
O encontro propõe um mergulho nas origens da Bossa Nova a partir da parceria entre Newton Mendonça e Tom Jobim. Amigos desde a infância, os dois compuseram músicas que se tornaram referências do gênero, como Desafinado e Samba de Uma Nota Só. Também assinaram Meditação, gravada em 1959 por Isaura Garcia.
Já Dolores Duran, nome artístico de Adiléia Silva da Rocha, construiu carreira em rádios e boates antes de lançar o primeiro disco em 1952. Sua trajetória inclui canções como Canção da Volta, Fim de Caso e Se É Por Falta de Adeus.
A parceria com Tom Jobim resultou em composições como Por Causa de Você, O Negócio É Amar e Estrada do Sol. Antônio Carlos Jobim descreveu Dolores Duran como um “cometa musical”.
Série reúne grandes nomes da música brasileira
A programação segue ao longo de maio com encontros dedicados a artistas influenciados pela obra de Tom Jobim. Entre os nomes previstos estão Chico Buarque, em 7 de maio; Elis Regina, em 14 de maio; Johnny Alf, em 21 de maio; e João Gilberto, em 28 de maio.
LEIA MAIS: Show gratuito de Chico César e Festival de Francesinha; confira as dicas da semana
Durante as sessões, Rodrigo Alzuguir utiliza fotografias, vídeos, recortes de jornais e documentos históricos para contextualizar os artistas e os períodos retratados. Ao piano, ele também interpreta trechos musicais relacionados aos temas apresentados.
A proposta inclui ainda a participação de músicos convidados, que ajudam a complementar as apresentações.
Sessão especial será dedicada aos Afro-Sambas
O encerramento do ciclo está marcado para 25 de junho, com uma sessão especial sobre Vinicius de Moraes e Baden Powell. O encontro será centrado no álbum Os Afro-Sambas, lançado há 60 anos e considerado uma das obras mais influentes da música popular brasileira.
Serviço
Quintas Brasileiras – 3ª edição
Local: Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto
Endereço: Praça de Gomes Teixeira, Porto
Horário: Quintas-feiras, às 18h30
Entrada: Gratuita
Próximas sessões:
- 30 de abril — Dolores Duran & Newton Mendonça: Parceria e Modernidade na Noite Carioca
- 7 de maio — Chico Buarque
- 14 de maio — Elis Regina
- 21 de maio — Johnny Alf
- 28 de maio — João Gilberto
- 25 de junho — sessão especial dedicada a Vinicius de Moraes e Baden Powell.
flavio@revistaentrerios.pt